Sustentabilidade


FARMÁCIA HOSPITALAR SUSTENTÁVEL

O termo "sustentável" provém do latim sustentare que significa sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras e de suprir as suas". A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
A adoção de medidas de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção das florestas, matas, rios, lagos, oceanos e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Baseado nesses conceitos, foi criado no DH Day Hospital pela farmacêutica responsável técnica Gabriele Brasil Barbiere, a primeira Farmácia Hospitalar Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, através de um conjunto de ações e principalmente de uma gestão sustentável, cujo objetivo é guiar o setor através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de recursos humano, natural e financeiro.
A primeira ação tomada foi a divisão da coleta de lixo, onde foram adquiridas duas lixeiras (com pedais) e identificadas com “Lixo Reciclável”, sendo destinado para papel, papelão e blísteres e uma outra lixeira destinada ao “Resíduo de Saúde”, para material biológico vindo das salas de cirurgias ou demais setores.




             O pessoal da limpeza do hospital, ao coletar o lixo da farmácia, faz uma etiqueta indicativa sinalizando o tipo de resíduo gerado para o correto descarte final.
Também conhecido como os 3 R`s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), podemos definir como a prática que visa estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.
            Outra medida proposta, foi a divulgação de cartaz explicativo com inúmeras ações educativas de sustentabilidade em casa e no próprio local de trabalho...










            Próximo aos interruptores, foram colocadas frases educativas, lembrando aos funcionários de apagar a luz ao sair do setor. “Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida da população se deterioram”.








  


Partindo para os produtos sustentáveis, estes são caracterizados por materiais que de forma direta ou indireta contribuem para a sustentabilidade do planeta, considerando as cinco dimensões do desenvolvimento sustentável propostas por Ignacy Sachs: ambiental, social, cultural, espacial e econômica.
Visando o reaproveitamento das garrafas pets utilizadas pelo setor de nutrição do hospital, as mesmas foram cortadas, sendo identificadas com etiquetas com o logotipo da instituição, e foram destinadas para a dispensação de medicamentos da farmácia para os setores de enfermagem e centro cirúrgico.







            Ainda visando o reaproveitamento de materiais, as luvas descartáveis de látex que são inutilizadas por defeito de fabricação, são cortadas de forma anelar, tranformando em uma espécie de elástico, a fim de prender os materiais médicos que são dispensados para os setores do hospital.







            O porta cartão de visita, foi reaproveitado de lata e encapado com coador de café usado, sendo tratado por produto artesanal para dar o acabamento.




  

            A relação de documentos atualizados dos distribuidores que o hospital faz a aquisição de medicamentos e materiais, não são impressos a fim de não gerar lixo desnecessário e contribuir para a preservação ambiental. Para isso, foram criadas pastas virtuais no computador contendo a documentação completa e cada fornecedor.







            O verso das cópias de prescrição médica vindas do setor de enfermagem para a farmácia, são cortadas e reaproveitadas como rascunho.




            Quando se faz necessário a impressão de alguma documentação no setor de farmácia do hospital, os mesmos são impressos em papel reciclado, adquiridos com a finalidade de preservar o planeta e contribuir para o meio ambiente.






            Por fim, cada funcionário da farmácia recebeu uma Ecobag destinada a guardar seus pertences essenciais ao permanecer no setor.









            Assim sendo, as medidas tomadas até aqui têm sido de grande valia para a conscientização e contribuição para o meio ambiente e as futuras gerações. Tais ações repercutiram nos demais setores da instituição, e praticamente todos os funcionários têm seguido algumas dicas, principalmente a de reaproveitar a água que deixa de molho o uniforme de trabalho, para usá-la como descarga ou limpeza do chão em suas residências. O projeto Farmácia Hospitalar Sustentável do DH Day Hospital tem obtido sucesso e novas medidas sustentáveis têm sido estudadas a fim de aprimorar a contribuição, não só dos funcionários do estabelecimento, mas sim, de toda a comunidade do Centro Médico.





- Fontes de Consulta:

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sustentabilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário